
A importância da tomografia computadorizada no contexto da pandemia de COVID-19
A Tomografia computadorizada é um exame que se tornou um forte aliado dos profissionais de saúde durante a pandemia. Descubra o porquê clicando abaixo.
A doença COVID-19, provocada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, foi descrita, pela primeira vez, em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. Devido a sua fácil transmissão entre seres humanos, a doença rapidamente tornou-se um problema de saúde à nível mundial, e, logo, começou-se a busca pelos melhores métodos para diagnóstico e acompanhamento da doença.
Nesse contexto, a Tomografia computadorizada - que é um exame não invasivo que combina equipamentos especiais de raios X com computadores programados para produzir imagens dos órgãos internos com alto nível de detalhamento - teve sua importância reforçada, mostrando-se uma grande aliada dos pacientes e dos profissionais de saúde, já que seus resultados podem contribuir de forma decisiva no direcionamento precoce da conduta médica.
Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), conforme consta nas suas recomendações de uso de métodos de imagem para pacientes suspeitos de infecção pelo COVID-19 versão 3, não é recomendado o uso isolado da TC de tórax para diagnóstico de COVID-19, nem para o rastreamento da doença. De acordo com CBR, para a definição de um diagnóstico de COVID-19 deve-se estar pautado em informações clinico-epidemiológicas associadas a exames RT-PCR e/ou sorologia. A TC de tórax pode ser auxiliar nesta definição diagnóstica, entretanto, sempre sendo realizada a correlação com dados clínicos e laboratoriais.
Sendo assim, conclui-se que apesar de não ser indicada como exame de escolha isolado para o diagnóstico pelas diversas sociedades da especialidade, a TC é ferramenta de auxílio diagnóstico nesses pacientes, pois contribui mostrando anormalidades sugestivas da doença em tempo real e com 97% de sensibilidade no diagnóstico de COVID-19 , além de ser útil no acompanhamento da evolução e na detecção de possíveis complicações. Isso, vale salientar, é valido tanto para pacientes crianças, como para adultos, sendo contraindicado, entretanto, para mulheres com incertezas em relação à gravidez (atraso menstrual) e gestantes. Já quando usa contraste – recomendada para casos bem específicos- a contraindicação se estende a quem tem alergia a iodo.
Ainda, segundo recomendações da CBR, após o uso por pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de infecção pelo COVID-19, a sala e o equipamento utilizado devem passar por um processo de desinfecção. Aqui, na Campimagem, seguimos à risca esse processo e contamos com radiologistas experientes, familiarizados com os aspectos típicos de imagem da pneumonia por COVID-19, assim como com seus diagnósticos diferenciais, capazes de oferecer exames de qualidade para a população. Ademais, possuímos, também, uma recepção apenas para pacientes com suspeita de COVID-19, visando a garantir a segurança dos nossos demais pacientes.
Referências:
- Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Recomendações de uso de métodos de imagem para pacientes suspeitos de infecção pelo COVID-19 Versão 3 - 09/06/2020. [cited 2021 January 9. Disponível em: https://cbr.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Recomendacoes-de-uso-de-metodos-de-imagem-para-pacientes-suspeitos-de-infeccao-pelo-COVID19_v3.pdf.
- HANI, C.; et al. COVID-19 pneumonia: A review of typical CT findings and differential diagnosis. Diagn Interv Imaging, v.101,n.5, p.263-268, may 2020. Doi:10.1016/j.diii.2020.03.014. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32291197
- American College of Radiology (ACR). ACR Recommendations for the use of Chest Radiography and Computed Tomography (CT) for Suspected COVID-19 Infection [Internet]. Disponível em: https://www.acr.org/Advocacy-and-Economics/ACR-Position-Statements/Recommendations-for-Chest-Radiography-and-CT-for-Suspected-COVID19-Infection