Horário de atendimento estendido: Quartas-feiras até às 21h

(83) 3341-1089 | (83) 98752-2489
Notícias
Slider

Você conhece os 7 pilares do autocuidado?

Muitas pessoas começam o ano novo tendo como meta cuidar da própria saúde. Você é uma delas?

De acordo com dados do relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2019, doenças como, por exemplo, diabetes e cardiopatias, que fazem parte do grupo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), provocam, anualmente, 16 milhões de mortes prematuras (ou seja, antes dos 70 anos). Entretanto, para mudar esse panorama não adianta apenas tratar as enfermidades é necessário adotar um estilo de vida mais saudável para prevenir tais doenças.

Mas, você acha que autocuidado se resume em cuidados com a pele e com a aparência? Ao contrário do que muitos pensam, o autocuidado é bem mais abrangente e a necessidade de cuidar de si continua e integralmente é essencial para se viver uma vida saudável. Pensando nisso, a OMS definiu 7 pilares básicos do autocuidado. Vamos saber uma pouco mais sobre eles?

  1. Informe-se sobre saúde: na internet, há várias informações distorcidas sobre doenças e tratamentos. Sempre busque fontes confiáveis e converse com médicos para tomar decisões assertivas sobre sua saúde física e mental.
  2. Conheça a si mesmo: faça autoexames com frequência para conhecer o seu corpo e dê atenção aos sinais do organismo. Caso note alterações, procure um médico.
  3. Pratique exercícios físicos: identifique a atividade física que seja mais prazerosa para você e a ponha em prática, pois deixar o sedentarismo de lado é essencial para cuidar do corpo e da mente, bem como para prevenir doenças. As pessoas ativas tendem a viver mais e têm menos riscos de adquirir doenças como: diabetes tipo 2, cardiopatias, obesidade e alguns tipos de câncer.
  4. Mantenha uma alimentação saudável: uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes, é imprescindível para a manutenção da saúde e para o bem-estar.
  5. Abandone os maus hábitos: evite cigarros, bebida alcóolicas em excesso e alimentos industrializados.
  6. Tenha bons hábitos de higiene: lavar as mãos frequentemente e fazer a higiene bucal adequada deve ser algo rotineiro.
  7. Utilize corretamente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP´s): os MIP´s são medicamentos aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores, podendo ser comprados sem prescrição médica, ou contrário dos medicamentos tarjados que só devem ser utilizados mediante prescrição. Entretanto, apesar da maior facilidade para com o uso dos MIP’s, esses devem ser utilizados de modo prudente e, caso persistam os sintomas, um médico deve ser consultado.

Sabendo desses pilares do autocuidado, que tal aproveitarmos esse início de ano, momento de renovação, para deixarmos a saúde em dia?! É tempo de nos cuidarmos, de rever nossos hábitos e de plantar as sementes para que colhamos os frutos de uma vida saudável no futuro. Não se esqueça que a Campimagem está junto com você, estando à disposição para lhe ajudar nessa caminhada do autocuidado, em busca de saúde e bem-estar há mais de 20 anos.

Não deixe para depois, faça os seus exames de rotina!

Contatos

Endereço

  • Rua Rodrigues Alves, 603

  • Campina Grande – PB

  • CEP: 58400-500


Todos os Direitos Reservados | 2020

Entre em contato pelo Whatsapp

Entre em contato pelo Whatsapp
Close and go back to page