Skip to main content

Atendimento: segunda E SEXTA, ATÉ ÀS 19H - TERÇA a quinta, até às 20h - SÁBADO, ATÉ ÀS 12H

(83) 3341-1089 | (83) 98752-2489
Slide 1
Notícias
Fotografia de avós brincando com seus netos

Hoje é o Dia dos Avós

Aproveitamos para esse dia para lembrar os cuidados que todo idoso deve ter!

 O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim, os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, considerados os padroeiros de todos os avós. Essa data foi criada também com o intuito de objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

Sabemos que dia após dia a expectativa de vida aumenta e, somado a outros fatores, a parcela da população idosa se torna cada vez mais expressiva. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) comprovam que a população está envelhecendo de forma rápida e intensa, e as pessoas acima dos 60 anos já representam mais de 14% da população total.

Tendo em vista que o processo de envelhecimento traz consigo diversos desafios, é preciso ter bastante atenção aos cuidados necessários com a saúde, uma vez que a grande maioria dos idosos é portadora de disfunções orgânicas, principalmente doenças crônicas.

Diante disso, segue algumas dicas que todo idoso deve seguir para ter uma melhor qualidade de vida

Acompanhamento médico regular e especializado:

Apesar de qualidade de vida não se restringir à saúde, sabe-se que esse é um fator de grande importância para a população idosa, já que, na terceira idade, doenças como diabetes, Alzheimer, hipertensão, osteoporose, osteopenia tornam-se mais propensas a surgirem ou se agravarem.

Sobre a osteoporose, como já comentado em outra postagem, na nossa clinica oferecemos o serviço da Densitometria Óssea, exame no qual se consegue detectar a perda mineral dos ossos ainda em fase inicial, para assim poder intervir precocemente. Marque já o seu!

Dieta e atividade física:

Deve-se sempre tentar manter uma dieta equilibrada e, se necessário, realizar a suplementação com vitaminas e outras fórmulas, de acordo com a orientação de um profissional da saúde.

Já a  prática regular de atividades físicas melhora a disposição para as ações cotidianas, ajuda a prevenir e tratar de doenças e pode se tornar um momento de descontração e sociabilidade. Deve-se escolher o exercício que melhor se adeque à condição de saúde do idoso, respeitando as limitações que possam existir.

Medicação em dia

Caso o idoso faça uso de medicamentos, deve-se estar atento aos horários e doses diárias para evitar o agravamento de doenças. Sempre é importante ressaltar que não se deve praticar a automedicação!

Manutenção dos laços sociais

Deve-se estimular o contato com a família e amigos. Nessa fase, essas relações tornam-se ainda mais importantes, sendo essenciais para que os idosos se sintam motivados a buscar uma vida plena e feliz

Segurança no ambiente

Quando se fala em segurança para os idosos, a indicação é tornar o ambiente de casa tão seguro quanto for possível, adaptando os espaços da casa para trazer mais confiança para que o idoso possa realizar suas atividades diárias e para evitar problemas, como as quedas, que se tornam cada vez mais comuns com o envelhecimento.