Skip to main content

Atendimento: segunda E SEXTA, ATÉ ÀS 19H - TERÇA a quinta, até às 20h - SÁBADO, ATÉ ÀS 12H

(83) 3341-1089 | (83) 98752-2489
Slide 1
Notícias
Fotografia de diabético mensurando índice glicêmico

27 de junho: Dia Internacional do Diabético

Conheça mais sobre esse dia cujo objetivo é promover a conscientização sobre a doença e as suas formas de prevenção e de tratamento.

O Dia Internacional do Diabético foi criado com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre a doença e sobre as suas formas de prevenção e de tratamento. Essa data se mostra bastante importante frente ao panorama nacional: atualmente, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o 5º país em termos de incidência de diabetes mellitus no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.

Mas, o que é a diabetes mellitus?

A diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica resultante de defeitos na produção e/ou da ação da insulina, hormônio responsável por regular a quantidade de glicose no sangue, o que é fundamental para o organismo, o qual necessita da energia proveniente da glicose para o seu funcionamento adequado. Caso seja mal controlada, a diabetes pode provocar problemas vasculares nos olhos, nos nervos, nos rins e no coração. Os riscos de tais consequências podem ser substancialmente reduzidos com o controle da doença por meio da manutenção das taxas de glicose no sangue dentro de certos limites.

Ainda a DM pode ser classificada em tipo 1, tipo 2, gestacional e outros tipos menos prevalentes. Entre esses tipos, o DM do tipo 2 possui maior relevância, pois, atualmente, representa mais de 90% dos casos identificados, taxa que cresce dia após dia.

Quais são os fatores de risco para a Diabetes?

Entre os fatores de risco para a DM se encontram:

  • Pré-diabetes;
  • História familiar de DM (parente de primeiro grau);
  • Raça/etnia de alto risco para DM (negros, hispânicos ou índios Pima);
  • História de doença cardiovascular;
  • Hipertensão arterial;
  • HDL-c < 35 mg/dL e/ou triglicérides > 250 mg/dL;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Sedentarismo.

Como é feito o diagnóstico?

Tendo em vista que, na maioria das vezes, a doença é assintomática ou com sintomas pouco específicos por longo período, o diagnóstico é realizado por dosagens laboratoriais de rotina ou manifestações das complicações crônicas.

A dosagem de glicose no sangue, chamada glicemia (aleatória ou de jejum), é o exame usado para a triagem de Diabetes mellitus. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, o resultado é normal quando a taxa de glicose se apresenta até 99 mg/dL, na dosagem feita em jejum. Quando essa taxa se encontra entre 100 a 125 mg/dL, diz-se que a pessoa é portadora de glicemia de jejum inadequada, sendo necessário a realização de teste de tolerância a glicose para confirmar o diagnóstico

Dois exames com resultados acima de 125 mg/dL fecham o diagnóstico da Diabetes mellitus. Também, fora do jejum, uma glicemia superior a 200 mg/dL, desde que o paciente apresente sintomas de diabetes (poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento inexplicado), também é suficiente para o diagnóstico.

Como é o tratamento?

O tratamento da DM baseia-se em Mudança de estilo de vida, com alimentação e prática de atividade física adequada, associado a tratamento medicamentoso com utilização de remédios por via oral ou subcutâneos.

Diante do exposto, é importante ressaltar a importância de cuidar da saúde, mantendo uma alimentação saudável e praticando atividades físicas, bem como da realização dos exames de rotina. Quanto mais cedo for diagnosticada, tratada e controlada a Diabetes, menos impactos negativos essa condição trará para o indivíduo!