
Desvendando a Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética (RM) é um exame frequentemente solicitado para realização de diagnósticos por imagem. Entenda mais sobre esse exame.
A Ressonância magnética (RM), também conhecida por Ressonância magnética nuclear (RMN), é um exame que proporciona a obtenção de imagens dos órgãos avaliados com altíssima qualidade e em 3 planos (sagital, coronal e axial), permitindo um alto grau de precisão diagnóstica.
COMO FUNCIONA?
Diferentemente do aparelho utilizado para a realização da Tomografia Computadorizada, o da ressonância magnética não emite radiação, funcionando através da criação de um campo magnético e da emissão pulsos de radiofrequência que interagem com o corpo do paciente, viabilizando a formação de um retrato 3D do interior do corpo.
A duração do exame varia a depender da área a ser estudada, durando, geralmente entre 15 e 45 minutos e alguns pontos importantes sobre a ressonância são que, por não utilizar radiação, pode ser realizado em gestante e não há contraindicação relacionada à quantidade de ressonâncias magnéticas que um paciente pode fazer. Entretanto, esse exame costuma ser pedido somente quando há alguma suspeita que precisa ser melhor investigada.
COMO É REALIZADO?
Inicialmente, o paciente tem que retirar tudo que tiver itens de metal (ex: brincos, botões, zíper...). Depois, o paciente deita em uma maca que desliza para dentro de um grande tubo. Durante o exame, deve-se permanecer parado, pois até mesmo pequenas movimentações podem comprometer o resultado dos exames.
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?
O exame de Ressonância Magnética é indicado nos seguintes casos para:
- Identificar doenças neurológicas, como Alzheimer, tumores cerebrais, AVC, esclerose múltipla, etc;
- Observar inflamações ou infecções nas articulações, nervos e cérebro;
- Diagnosticar lesões osteo musculares, como tendinite, lesões nos ligamentos, cistos, hérnias de disco, etc;
- Identificar massas ou tumores em partes do corpo.
E, QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?
Esse exame deve ser realizado em portadores de: marca-passo, implante coclear, desfibrilador cardíaco implantável, prótese vascular, stent vascular, prótese ortopédica, DIU e fragmentos de metal no corpo (como projéteis de arma de fogo) e algumas tatuagens (certas tintas possuem sais metálicos na composição).
A Campimagem possui diferenciais quando o assunto é Ressonância Magnética!
Além da tradição de, há mais de 12 anos, oferecer esse serviço com excelência para a população, aqui, utilizamos um maquinário de Ressonância Magnética anti-claustrofóbico com um local de execução de exame maior, visando garantir a comodidade e segurança dos nossos pacientes durante a realização do exame. Ainda, contamos com uma equipe de profissionais super qualificados determinados a oferecer a melhor experiência para o nosso cliente!