Skip to main content

Atendimento: segunda E SEXTA, ATÉ ÀS 19H - TERÇA a quinta, até às 20h - SÁBADO, ATÉ ÀS 12H

(83) 3341-1089 | (83) 98752-2489
Slide 1
Notícias
Fotografia de homem usando máscara quebrando um cigarro

31 de Maio: Dia mundial sem tabaco

Existe uma relação entre o tabagismo e a COVID-19. Você sabe qual é?

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta data tem como objetivo informar o público sobre os males provenientes do tabagismo e sobre quais são as atitudes que a OMS está tomando para combater a epidemia do tabaco, principalmente agora, frente à pandemia da COVID-19.

Por que essa campanha é tão importante?

A importância dessa campanha se encontra no fato do uso constante do tabaco matar mais de 8 milhões de pessoas por ano e, ainda, por conta de estudos científicos mostrarem que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes.
Assim, deve-se estimular as pessoas a deixarem de fumar e, se necessário, orientá-las a buscarem suporte médico e/ou psicológico para auxiliar nessa mudança. Sabe-se que abandonar esse hábito não é algo fácil, mas deve-se sempre persistir na tentativa de abandoná-lo, já que o tabagismo pode trazer grandes consequências para os fumantes.

O tabagismo aumenta a chance de infecção por COVID- 19?

Sim! Estudos mostram que fumantes e ex-fumantes de qualquer tipo de produto derivado do tabaco têm maior risco de desenvolver a COVID-19, inclusive em sua forma mais grave, que pode culminar com a morte. Isso se dá porque a exposição à fumaça do tabaco é o principal fator de risco para doença pulmonar e porque fumar cigarros e/ou usar dispositivos eletrônicos para fumar (DEF’s) são importantes fatores de risco para infecções bacterianas, virais e tuberculose, devido às mudanças estruturais no trato respiratório e à redução de sua reposta imunológica.
Ainda, em relação aos narguilés e cigarros eletrônicos, além dos riscos provocados pela inalação da fumaça, há o risco de contaminação pelo coronavírus devido à comum prática de compartilhamento desses instrumentos.

Quem é fumante deve fazer algum exame?

De acordo com as diretrizes mais recentes, os indivíduos que têm entre 55 e 80 anos e histórico de tabagismo ao redor de 30 anos/maço, que fumam atualmente ou pararam de fumar há menos de 15 anos devem realizar uma tomografia de tórax de baixa dose de radiação.
Na Campimagem, realizamos esse exame, com a maior tecnologia do mercado e com profissionais super qualificados. Então, se você é fumante e deseja verificar como anda a saúde dos seus pulmões, estamos prontos para te atender.

OBS: Para se fazer o cálculo de anos/maço, multiplica-se o número de maços fumados por dia pelo número de anos de tabagismo.

Dicas valiosas para quem quer parar de fumar

Não existe uma fórmula mágica para se livrar dessa dependência. São diversos os caminhos possíveis, e cada pessoa vai encontrar aquele em que melhor se adapta.
Algumas dicas para ajudar no processo são:

  1. Não ter cigarros em casa
  2. Evitar álcool e café: isso se dá porque muitas vezes o ato de fumar e a ingestão de álcool ou café são hábitos associados
  3. Fazer exercícios e se alimentar bem
  4. Utilizar substitutos da nicotina (ex: chicletes e adesivos de nicotina)
  5. Buscar acompanhamento médico e psicológico
  6. Buscar o apoio de amigos e familiares
  7. Trocar experiências em um grupo de apoio